terça-feira, 30 de junho de 2009

PARA ALÉM DO RECREIO: DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Jogos e brincadeiras são os principais recursos dentro desta modalidade de aula. Visando o desenvolvimento de elementos corporais e psíquicos através da exploração dos movimentos, as aulas de psicomotricidade podem contribuir muito positivamente para o rendimento do aluno nas demais áreas. Isso porque ao contrário do que é vivenciado na escola, onde vemos um excesso de preocupação com o desenvolvimento do intelecto, a psicomotricidade deseja integrar corpo e mente entendendo que ambos são indissolúveis e que através da linguagem corporal pode-se expressar emoções, sentimentos, idéias e conhecimentos. Jogos e brincadeiras podem e devem estar associados a rotina escolar não apenas no recreio, “pois brincadeira é coisa séria!”

Pri

2 comentários:

  1. Como salienta Joao Batista Freire: "Corpo e mente devem ser entendidos como componentes de um unico organismo. Ambos devem ter assento na escola, não um(mente) para aprender e outro(corpo) para transportar, mas ambos para emancipar"

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  2. Se o brincar com o seu próprio corpo significa descobrir a si mesmo. O que para uma criança é uma festa, pois começa a inventar joguinhos, como fechar e abrir os olhos como se estivesse achando algo ou escondendo-se. A criança que brinca livremente do seu jeito, a sua maneira acaba transmitindo seus sentimentos, idéias, fantasias. Brincar é também raciocinar, descobrir, persistir e perseverar; aprender a perder percebendo que haverá novas oportunidades para ganhar; esforçar-se, ter paciência, não desistindo facilmente. Brincar é viver criativamente no mundo. Ter prazer em brincar é ter prazer em viver.

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